Lição #1 Nutrição por Resultados


Primeiro post do Nilogia Fitness. Blog criado com o intuito de compartilhar novidades do Fitness sempre de maneira simples e sem mil voltas ao redor da quadra. Em um mundo onde somos bombardeados com mais e mais notícias a cada segundo, é comum que uma informação entre conflito com a outra e você acabe não sabendo o que fazer. Por isso, nada de linhas e mais linhas catastróficas com os porquês da ciência e vocabulário científico; o Nilogia vai direto ao ponto, explorando apenas o que funciona e traz resultados.

Vamos lá! Na hora de buscar resultados no fitness é comum que procuremos um atividade física, porém lhe pergunto: Qual é a origem da energia a ser utilizada no exercício? A comida. Com base nisso, apresento cinco regras básicas que sigo e sugiro para meus clientes.

1. Coma a cada 3 a 4 horas. Com isso, acelere o metabolismo (soma das tranformações químicas dentro do ser vivo), aumente a possibilidade de queimar gordura.

2. Coma proteína em cada refeição ou lanche. Do grego, proteína significa primeira comida e infelizmente não comemos o suficiente. As melhores fontes são frango, carne e peixe. Para os vegetarianos, nozes, sementes, legumes e folhas verdes escuras.

3. Coma verduras, legumes e saladas em cada refeição. Aumentam o valor nutricional de cada refeição sem grandes aumentos em calorias. São como o cimento que faz a liga entre as proteínas, carboidratos e gorduras. Aumentam nossa saciedade.

4. (Se for comer) Poupe as refeições ricas em carboidrato simples para depois do exercício físico. Isso inclui arroz, batata, bolo, sorvete, doces, etc. Muitas pesquisas mostram que o corpo processa melhor carboidratos nas três primeiras horas após exercícios intensos.

5. Inclua gordura em sua dieta (principalmente se quiser perder gordura). Como os três tipos, preferencialmente 30% de cada. Saturadas: Produtos de origem animal, óleo e leite de côco. Monoinsaturadas: Nozes, castanhas, azeite de oliva. Poliinsaturadas: Algas, óleo de peixe, nozes, castanhas, óleo de Linhaça, canola e girassol. Se possível, suplemente diariamente 3000mg de Omega 3.

Conclusão: Nutrição pode ser complexa, mas começa com regras simples. Vamos avançar aos pouco, mas essas cinco regras vão te deixar melhor do que 90% das pessoas a sua volta. E sim, se perder o foco em algum momento, lembre: Você está a uma refeição de fazer o certo novamente.