Free Will, Nossa Livre & Espontânea Vontade


Agente Smith: - Por que você persiste?
Neo: - Porque eu escolhi fazê-lo.*  

Entre livros, filmes e histórias que o povo conta, certos diálogos que surgem aqui e ali podem virar ferramentas incríveis de motivação.

© Reuters
O que leva alguém a correr uma ultra maratona, levantar meia tonelada do solo, nadar de um país a outro, perder gordura ou ganhar quantidades absurdas de músculo? São tantos feitos heroicos e tantos motivos diferentes que achar uma única razão seria uma busca desnecessária.

Independente das razões, existe sim um tópico que pode fazer total diferença:

Nossa livre e espontânea vontade de conquistar algo.

Qual é o segredo para perder gordura? E para ganhar músculo? E para melhor desempenho no escritório? Não existe segredo, e sim um linha tênue que separa os que fazem dos que não fazem.

Quantas foram as resoluções de fim de ano que morreram antes de sair do papel? Não faço ideia se já passou por isso , mas eu sim e tirei minhas próprias conclusões.

Muitas resoluções ainda hão de morrer até que encontremos aquelas que realmente importam, mas daí uma vez diante de nossas reais motivações, é só correr atrás, pois o céu é o limite.

Agora, caso se perca no meio do caminho, não culpe o mundo pelos seus problemas, tome responsabilidade pelos seus atos. Fatores externos podem dificultar sua caminhada, mas nunca poderão lhe excluir da busca de um real objetivo.

Então, na hora de investir seu limite diário de Livre & Espontânea Vontade, aqui vão as dicas do Nilogia:

1) KISS (Keep It Simple, Stupid).  Seja proativo, mantenha seus dias livres de escolhas e informação desnecessária. Faça isso principalmente na hora de preparar sua comida ou gastar tempo treinando.

2) Cerque-se de Pessoas, Ideias e Interesses que lhe Motivem a Seguir em Frente. Preferencialmente treinadores, personal trainers, professores, atletas, médicos, amigos, família, as Sarah Connors e Jason Stathams da vida, aqueles que possam lhe auxiliar diretamente, ou indiretamente.

3) Crie Hábitos Construtivos, Para Livra-se dos Destrutivos. Simplesmente utilizar sua Livre e Espontânea Vontade para afirmar que vai largar o cigarro por exemplo, não parece ser o suficiente para tornar a escolha uma realidade. Todo hábito parece depender de um "gatilho", seguido de uma ação, que se torna um hábito, e nos traz uma recompensa, seja ela duradoura, ou não. Sugiro a leitura do bestseller O Poder do Hábito, do jornalista Charles Duhigg. O autor nos mostra de uma maneira divertida como hábitos são capazes de mudar nossas condições no trabalho. em casa, empresas, e por que temos tanta dificuldade de nos livrar dos hábitos que nos fazem mal; tudo através do estudo de diversas situações reais ao longo do desenvolvimento de nossa sociedade atual.

4) Livre-se de Tudo Aquilo Que lhe Afasta de Suas Metas Mais Cruciais. Todos temos 24 horas para investir no que bem desejarmos. Talvez o seu trabalho atual não é o que você deseja, mas existem muitos momentos em que você é senhor ou senhora de sua próprias escolhas, por isso, controle o controlável, e lide com o incontrolável. Exemplos:

- Sempre quis ler aquele livro... Desligue a televisão e veja se não é mais fácil!
- Durmo pouco... Economize nas horas de mídia social.
- Não tenho tempo para treinar... Faça um treino de alta intensidade e gaste menos tempo no Youtube.

*Trecho de diálogo retirado do filme Matrix Revolutions.