Ossos Duros de Roer

A idade chega, você se torna cada vez mais sedentário e daí para começar a se preocupar com osteoporose (doença em que seus ossos viram Suflair, aquele chocolate aerado) é um pulo, por isso mais um motivo para se exercitar e contruir ossos indestrutíveis como os do Wolverine.

Não são só músculos mais fortes e seu ego mais feliz que se beneficiam dos resultados na hora em que lhe perguntarem quanto você levanta no supino ou empurra no Leg Press. Exercícios físicos, principalmente com pesos, além de promoverem aumento de força e massa muscular, ajudam também no aumento de força e densidade óssea.

Ossos são formados de acordo com o nível de exposição a stress físico. Depois de implicarmos peso extra sobre eles, por exemplo, nos agachamento com halteres, com barra olímpica, ou realizando levantamentos-terra, células ósseas migram até as área estimuladas e começam a criar novas camadas sobre os ossos já formados. Eventualmente, o colágeno, proteínas e nutrientes liberados por essas células mineralizam tornando os ossos mais rígidos e densos.

Vale ressaltar que aumentos de densidade óssea mais significativos são notados através de exercícios em que utilizamos cargas mais elevadas e menor número de repeticões. A bola suiça, o par de pesos de cinco quilos, aulas de alongamento, circuitos utilizando o o peso do corpo, dança, esteira ou caminhada, trazem sim benefícios para nossa saúde e bem-estar, porém a longo prazo deixam de ser um estímulo suficiente uma vez que o corpo se adapta.

Além da utilização de pesos, estudos relacionados a força e condicionamento, apontam que os benefícios são sempre maiores quando damos preferência a exercícios complexos, que simulam nossa realidade do dia-a-dia, ao invés de exercícios isolados, feitos com o auxílio de máquinas, que limitam nosso movimentos naturais e diminuem a possibilidade de maior atividade hormonal e neuromuscular.

Dê preferência a halteres, kettlebells e barras olímpicas sempre que possível e inclua em seu programa de treinamento variações de barra fixa (com peso extra, caso necessário), levantamentos-terra, agachamentos, supinos e press militar. Lembre-se que sentar e esperar até que o "profissional de educação física" de sua academia High Tech decida incluir essas opções em sua planilha, não lhe trará resultados algum.

Força. E Ossos Mais Fortes.