Treinamentos de Alta Intensidade São Uma Tormenta (Mas Continuarei Com Eles)

Perfeito! Então lá vem a Senhorita Músculos ostentando gastar duas horas e meia por dia na academia, ela começa na esteira, vai para as máquinas, assiste a um filme enquanto enlouquece no simulador de escadas, joga conversa fora com os treinadores, ouve todas as músicas que foram compostas pelo David Guetta até hoje, e depois vai para a localizada, aula de step, bike indoor, aula de maquiagem, e mais 30 minutos para tirar a selfie perfeita para o Instagram, e agora sim ela está indo para casa cansada!



Okay, no caso dela, o resultado ficou impressionante, não há dúvida sobre isso, mas é esse mesmo o caminho que todos deveríamos seguir? Se trancar em uma academia ou box (CrossFitters também) para simular os estímulos que deveríamos receber naturalmente ao sair e viver lá fora?

De fato, o treinamento físico é uma das minhas atividades favoritas, mas se é para treinar de verdade, creio que poderíamos nos certificar de que estamos recebendo a melhor qualidade por cada minuto, ao invés de se preocupar tanto com a duração de cada sessão. As pessoas costumam culpar a falta de tempo por estarem fora da forma física desejada, mas veja bem como é se eu lhe pedir para escolher entre uma das opções abaixo:

1) Corra por 30 minutos em um ritmo moderado a elevado.
2) Suba as escadas correndo o mais rápido possível, indo desde a portaria até o 10º andar. Execute 3 rounds, use o elevador para descer e descanse por três minutos entre os rounds.



Ambas as opções são excelentes, e na verdade eu acabei de lhe oferecer dois dias de treinamento diferentes que você pode realizar alternadamente a partir de agora, sem nem mesmo ter que pisar na academia high tech da esquina.

Ainda assim, considerando o tempo de treinamento, boa parte dos atletas de hoje poderíam ser muito mais eficientes e eficazes na produção de resultados desejados, se diminuíssem o número de repetições, séries e duração dos treinos.

Ao invés de treinos longos, deveríamos nos focar mais em Treinamento de Alta Intensidade, que consiste em treinos mais curtos, porém com exercícios mais pesados e mais explosivos. Vamos aos principais benefícios desse tipo de treinamento:

1) Treinamento de Alta Intensidade é Eficiente. Inicie, termine, saia da academia e seja feliz! O exemplo do treino subindo as escadas, deve tomar menos de 20 minutos, incluindo o tempo de descanso. Diversos são os estudos que demonstram que Treinamento de Alta Intensidade pode aumentar a capacidade aeróbica tanto como o Treinamento de Longa Duração, isso sem a desvantagem da perda muscular.

2) Treinamento de Alta Intensidade Exige Mais Energia Para Ser Realizado (Aumento da Queima de Gordura). Você não só queima mais calorias por minuto de TAI, mas aumenta também a demanda de energia para reparar o seu corpo nas 24 horas seguidas após o treino.

3) Você Conquista um Coração Sorridente e Melhora sua Resistência Cardio-Respiratória. A maior parte da população não está habituada a treinar na zona anaeróbica (aquele doce momento em que você não pode respirar e seu coração parece que está perto de sair pela boca). Ao treinar os sistemas de produção de energia anaeróbicos do corpo, conquistamos coração e pulmões mais fortes, e aumentamos também nossa capacidade de executar atividades de resistência com longa duração.



4) Perca Gordura, Não Músculos. Enquanto longas horas de cardio podem incentivar a perda de massa magra (músculo), o TAI ajuda a preservar músculos e garante que a maior parte da energia utilizada venha de armazenamento de gordura.

5) Aumento da Produção de Hormônios e Metabolismo Mais Acelerado. Treinamento de Alta Intensidade aumenta a produção de diversos hormônios, incluindo HGH (hormônio do crescimento humano). O GH aumenta a queima calórica e como conseqüência, perdemos mais gordura e ganhamos mais massa magra.

6) Treinamento de Alta Intensidade é Honestamente Desafiador. Não há condições para Whatsapp, conversar ou falar durante a execução de um TAI. Você estará se esforçando o tempo todo e se existir algum tempo de descanso entre os rounds prescritos na série do dia, eu garanto que você não vai usá-lo para fazer qualquer coisa que não seja descansar. Faça o Treinamento de Alta Intensidade com determinação e você vai ter pessoas lhe perguntando se está se preparando para algum tipo de Apocalipse Zumbi.



Qualquer exercício pode ser inserido em um Treino de Alta Intensidade. Enquanto um fisiculturista pode fazê-lo ao trabalhar com super-sets, um corredor através da realização de tiros, e um boxeador através dos rounds, eu sou favorável a manter o treino tão funcional e variado quanto o possível, de tal maneira que os benefícios de sua execução possam ser melhor aproveitados em nossos movimentos e necessidades naturais do dia-a-dia. Meus exercícios favoritos são: agachamentos, levantamentos-terra, avanços, burpees, puxadas na barra fixa, flexões, variações de abdominais, kettlebell swings, elevações de pernas, com exercícios pendurando-se da barra fixa, corrida, natação, ciclismo, escalada, socos, chutes, pular, saltar, etc... Milhões são as opções de combinação, mas certifique-se de depois de tanto treino, separar um tempo para ir lá fora e viver!

Continue Forte. E Aumente a Intensidade.