Pular para o conteúdo principal

Uma Visão Sobre Escolhas Alimentares & Atividade Física em Tempos de Fim do Mundo

Preferi esperar a poeira baixar, dar tempo de nos adaptarmos a nova realidade em relação a pandemia com a qual ainda estamos lidando, antes de trazer alguns pontos que podem servir de verdadeiras pérolas para todos nós, tanto onívoros (aqueles que comem de tudo), quanto vegetarianos (aqueles que restringem parcialmente ou completamente o consumo de produtos de origem animal). De fato, não imaginei que passaríamos por isso;  já demos adeus a mais de um milhão de vidas (e subindo...) ( WORLDOMETERS, 2020 ) por conta de um vírus que tende a ser ainda mais perigoso quando infecta portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma, assim como obesos e indivíduos acima de 60 anos ( CENTRO DE CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS, 2020 ). Nos escondemos atrás de máscaras e litros de álcool em gel, mas sem nós dar conta de que através do desenvolvimento de Fitness (Hábitos Saudáveis, Educação Física e Nutrição), poderíamos prevenir não só as chances de termos graves complicações ao li

Cosméticos: Pare Essa Invasão Alienígena


Pelo seu bem-estar, responda por favor: Quem é você? Independente de sua resposta é interessante notar que o corpo de um adulto é 60% água. 

Ainda assim, diferente de Tainá, uma indiazinha que até hoje toma banho com água de rio e bucha todos os dias depois de voltar de seu "treino insano", nós parecemos esquecer esse pequeno detalhe: 

Terra, Chamando Terra, aviso, essa substância que você está prestes a aplicar em sua pele talvez não seja a melhor opção.

Todos os dias, do primeiro raio de sol ao último, nos expomos ao uso de substâncias alienígenas (e infelizmente não me refiro a criptonita): pasta de dente, creme de barbear, pós barba, shampoo e condicionador, creme para pentear, perfumes, desodorante, loções hidratantes, maquiagens, filtros solares, cremes para aliviar a dor ou tensão muscular, produtos para a pele, enxaguantes bucais, todos eles possuem ingredientes que deveríamos evitar se nosso objetivo é mais saúde e bem-estar, ou seja, um aumento de nossos níveis de Fitness.

Você já deve ter ouvido falar, mas da mesma forma que não podemos comer essas substâncias (shampoo de qualquer maneira é amargo e condicionador dá azia), de fato não deveríamos poder colocá-las na pele, já que respiramos pela mesma, fazendo com que dia após dia, aumentemos a concentração de substâncias químicas estranhas ao corpo em nosso sangue e tecidos.

Ainda que os todas elas sejam legalizadas, uma pesquisa rápida já é o suficiente para nos alertar que a maioria desses componentes de nomes estranhos que encontramos nos rótulos de nossas marcas preferidas, quando em grande quantidade podem causar o avanço ou aparição de doenças e sintomas como: Alzheimer, queda de cabelo, baixa produção ou aumento desnecessário da produção de certos hormônios, ressecamento de pele, aumento de inflamação de articulações, dependência, dificuldade de concentração, depressão, retenção de fluído e aceleração da multiplicação de células cancerígenas. Acompanhe a seguir, com base na fórmula simples de três produtos comuns em qualquer mercado, os riscos que os mesmos podem causar como o passar de anos de uso:

Pasta de dente, Flúor e Silica. Quanto ao flúor, deixo a critério dos leitores, da mesma forma que existem evidências que apontam os benefícios do mesmo em tornar os dentes mais fortes, sua concentração excessiva pode não só gerar efeito totalmente oposto, assim como intoxicação, além de danos ao sistema nervoso. Já a silica é a mesma daqueles pacotinhos anti-mofo que vem escrito: NÃO COMA. Isso! Aí todos os dias o cidadão é educado a colocar a mesma na boca... Preciso falar que mata?!

Desodorantes e Ingredientes a Base de Alumínio. Nós suamos como forma de auto-regular a temperatura do corpo ao tempo em que liberamos toxinas e subprodutos do metabolismo. Ao utilizar o antitranspirante com ingredientes a base de alumínio bloqueamos os poros das axilas, e daí fica a pergunta: Para onde vão essas toxinas?! O acúmulo dessa e de outras substâncias em nossos desodorantes estão relacionados a irritação de pele, formação de nódulos, doenças do sistema nervoso, evolução de células cancerígenas e Alzheimer.

Shampoo, Condicionador e os Parabenos. Compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos, os parabenos podem causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele, além de fortes evidências que estão relacionados ao surgimento do câncer de mama.     

A escolha sobre consumir ou não produtos como estes é sua, mas na existência de alternativas me parece prudente não consumir compostos químicos que possam causar, mesmo que eventualmente, problemas à saúde.

Faz cinco anos que utilizo opções artesanais, que não fazem testes em animais, e apenas feitos com ingredientes naturais ou orgânicos: entre eles a pasta de dente, enxaguante bucal e clareador dental (óleo de coco), gel para cabelo (chia), shampoo e condicionador, desodorante e protetor labial. Continuo com dentes saudáveis, sinto minha pele mais hidratada, o cabelo está mais forte e tem mais brilho (também ao entender que não se deve lavar todos os dias) e sigo certo de que independente de um dia a ciência provar que todos esses cosméticos modernos não fazem mal algum, precisamos sim voltar aos princípios e nos esforçar para nos aproximar mais e mais de uma existência mais sustentável e amiga do Meio-Ambiente.

Força. E Pare Essa Invasão Alienígena.

Referências:

Postagens mais visitadas deste blog

Passei 1 Mês Comendo 1 Refeição Ao Dia

Janeiro de 2017, acabara de me mudar para uma nova casa. Segui curtindo meu novo emprego (trabalho também como modelo em uma empresa de ecommerce ) e super motivado a tentar algo novo, muito diferente do que simplesmente cortar alimentos refinados como vimos no artigo anterior . A ideia era contrariar uma das estratégias mais eficazes e básicas que você vai ouvir ao visitar um nutricionista: Coma de três em três horas. Os motivos para se comer assim são realmente eficazes e incluem: 1) Níveis de energia mais controlados devido à distribuição de açúcar constante e nutrição adequada durante todos os momentos do dia. 2) Menos fome repentina e desejo de comer besteiras monstruosamente; também devido ao açúcar controlado. 3) Maior chance de aproveitamento de tudo o que ingerimos e consequentemente melhor digestão. 4) Diminuição de catabolismo muscular (dano e possível perda de massa magra). 5) Você come menos, de maneira mais controlada e acelera seu metabolis

Meu Primeiro Ciclo Anabolizante

O que você precisa saber antes de ler esse artigo: 1) Não vai ter "para, para, para" do João Cléber. 2) A venda de anabolizantes e suplementos alimentares estrangeiros sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sem informações de rotulagem em português é crime contra a saúde pública. 3) Por outro lado, a venda e prescrição de determinadas substâncias anabolizantes no Brasil não é ilegal desde que prescrita pelo devido médico. Segue o artigo: Art. 1o A dispensação ou a venda de medicamentos do grupo terapêutico dos esteroides ou peptídeos anabolizantes para uso humano estarão restritas à apresentação e retenção, pela farmácia ou drogaria, da cópia carbonada de receita emitida por médico ou dentista devidamente registrados nos respectivos conselhos profissionais.   ( PLANALTO, 2000 ) Com uma observação: Mesmo respeitando a lei, ou com a prescrição de um médico, tomar anabolizantes, seja para reposição ou para correção do nív

Apagar e Acender a Luz Não Queima a Lâmpada

- Nilo, dá para tirar o dedo do interruptor? Isso aqui não é boate não menino, vai acabar queimando essa luz. Faz tempo, mas daquelas verdade indiscutíveis de meus dias hiperativos, essa é uma daquelas que hoje posso rebater com toda certeza: Apagar e acender a luz não queima lâmpada alguma! Pelo menos não a do corpo humano. Pelo contrário, lhe ajuda a queimar gordura, acelera o metabolismo e faz o custo benefício de cada minuto de exercício subir ainda mais. Mas que lâmpada é essa a que me refiro? Apenas uma maneira figurada de entender nossa capacidade de gerar potência. Assim como uma lâmpada que consome mais energia de acordo com a intensidade de sua luz, o corpo humano também consome mais energia de acordo com a intensidade da atividade física que exercemos. E fato é que entre manter nossa lâmpada acesa com a luz bem suave por várias horas e deixá-la queimar com o máximo de incandescência possível ainda que por curtos períodos de tempo por repetidas vezes, é a segunda o