Proteína no Café da Manhã & Motivos Para Incluir Ovos (Incluindo Gemas)

Um dos jeitos mais simples de começar o seu dia é exatamente comendo uma boa porção de proteínas (do grego, primeiro elemento).

Dessa maneira você evita as chances de sentir algum desejo incontrolável por açúcar, e também se mantém saciado por mais tempo.

Embora existem excelentes opções de proteínas vegetarianas (lentilhas, feijões, grão de bico, etc.), ovos são ótimos para todos os amigos onívoros, sejam eles sedentários ou fisicamente ativos.


E quando nos referimos a comer ovos, isso significa o ovo inteiro, de preferência orgânico, já que é na gema que está a maior parte dos nutrientes, incluindo vitamina D.

Ainda que as claras sejam incríveis, representem uma fonte pura de proteína, baixas em calorias, zero gordura, zero colesterol, as gemas não são apenas douradas, elas são ouro puro.

A gema sozinha tem aproximadamente 3 gramas de proteína, quase metade da proteína disponível em um ovo.

É verdade que todo o colesterol (mais ou menos 185 mg) fica exatamente na gema, mas ainda assim isso não quer dizer que você deveria desperdiça-las a troco de nada, supondo que é saudável e não tem problemas com colesterol, já que as evidências são várias apontando que o colesterol que consumimos em nossa alimentação tem pouco impacto no colesterol do sangue, já que 75% do mesmo é produzido pelo próprio corpo diariamente, independente do consumo através da dieta, ao contrário do que muitos ainda pensam. Manter-se em forma, ter uma vida ativa e seguir um plano de alimentação baixo em alimentos processados, a base de plantas, rico em todos os nutrientes, com certeza fazem uma grande diferença na situação como um todo também.

Força. E coma gemas.