Como Pessoas Bem Sucedidas Se Mantêm Calmas?

"Ó vida! Ó céus!" Talvez você se lembre daquele antigo personagem dos desenhos e sua dramática exclamação... Talvez não... Talvez sim! Não! Será que devo reescrever esse texto? Digo, esse artigo, essa crônica? E se vocês não entenderem do que estou falando? E se a internet falhar?!

Humanos, seres incríveis, mas extremamente estressados, quando falamos de Bem Estar então, fica ainda pior. Nos preocupamos com o peso, com os braços que não se tonificam, com a barriga que cresce, com os recordes pessoais que não aparecem, mas não percebemos que de tudo isso, o único exercício em que conseguimos continuar sendo realmente consistentes é o de PREOCUPAR-SE.

Por isso, levando em conta mais um fim de ano, e a proximidade de um período em que fazemos planos de mudança, o Nilogia resolveu pesquisar e compartilhar: Como Pessoas Bem Sucedidas Se Mantêm Calmas?


O primeiro passo é entender a importância do estresse. Enquanto existem evidências que nervosismo em excesso causa danos na área do cérebro responsável pelo autocontrole; o estresse é necessário para que tomemos qualquer atitude, seja criar algo, escrever, exercitar-se, produzir algo novo, alimentar-se, etc.

O estresse intermitente, aquele intercalado com lazer, descanso, e momentos de bom humor pode inclusive aumentar a produção de células cerebrais responsáveis por nossa memória, já o oposto não só retarda a produção como causa danos à longo prazo.

1) Aprecie O Que Você Tem. A prática de apreciar o que se tem não só reduz o estresse, assim como melhora o humor. Seja grato pelo progresso conquistado e não pelo o que ainda falta conquistar.

2) Não Se Prenda Aos "E Ses". Pessoas bem sucedidas, observam, se orientam, determinam e atuam. Quanto mais tempo pensamos no que pode dar errado, menos tempo investimos nas ações por si só.

3) Seja Positivo. Não adianta apenas pensar de maneira positiva, pois isso é fácil quando estamos bem. Ser positivo é saber mudar o foco para algo positivo presente em nossas vidas em tempos de crise. É mudar o seu foco para o que está indo bem, a fim de manter a calma e encontrar soluções para desafios que aparecem.

4) Desligue-se. Uma vez fora do trabalho, desconecte-se do telefone, aplicativos de mensagens, e-mails e problemas em geral. Aprenda a utilizar seu tempo livre para ser livre. Você aproveitará mais seus momentos, assim como os treinos e atividades físicas.

5) Limite a Cafeína. A cafeína é uma substância que estimula a adrenalina, hormônio muito importante para nos manter vivos em situações de risco, em que temos que agir o mais rápido possível. Adrenalina constante não só causa danos ao corpo como um todo, assim como sobrecarrega sua produção, levando a exaustão das glândulas adrenais, e por fim diminuição de sua disponibilidade em momentos realmente cruciais.

6) Durma. Pessoas bem sucedidas dormem e fazem poucas horas extras. Sim, elas são egoístas, e entendem que as horas de sono trocadas por trabalho, não compensam a longo prazo.

Força. E Muito Sucesso Nos Treinos e Na Vida.