Foco, Determinação & Se Vira

Resolvemos mudar hábitos alimentares, voltamos com tudo para a prática de alguma atividade física específica, compramos suplementos que julgamos ser necessários ou pelos menos fomos convencidos de que seriam para que os ganhos e mudanças fossem visíveis.

Em alguns casos, nós utilizamos do apoio de amigos e familiares e o fazemos ainda mais forte ao incluir também o auxílio das redes sociais e amigos virtuais para dar uma guinada ainda maior em nosso nível de motivação.

Daí acordamos cedo ou dormimos tarde a fim de completar o treino do dia como uma guerra declarada ao sedentarismo e estagnação. Bebemos mais litros de água. Nós esforçamos para alcançar as tão desejadas oito horas de sono. Comemos frutas, legumes, verduras, folhas, castanhas, sementes, carnes e peixes magros, ao tempo em que evitamos o máximo qualquer tipo de alimento industrializado ou processado. Alguns de nós são ainda mais extremos, pois se privam também do consumo de qualquer produto de origem animal. Moderamos o sal e o açúcar. Contamos calorias e pesamos alimentos. Lemos. Corremos atrás e Aprendemos. Temos foco e determinação. Mas há de ter calma e ser realista.


Balde de água fria? Não, ainda que eu seja sim a favor de um banho frio todas as manhãs (Série Sempre Desconfortável), apenas desejo que você lute sua própria batalha e não se sinta pressionado caso ainda não esteja aonde quer chegar.

Quero que imagine aquela cena de guerra mais alucinante e perceba que na hora em que a tempestade de pedra cai, todas as estratégias, planilhas, heróis que idolatramos, "vidas perfeitas" que seguimos através das redes sociais, crenças, ciência, apoio e sugestões dos que estão a sua volta, dos amigos, dos artigos de revista, de seu treinador físico ou de seu blog favorito incluindo esse, de nada valem se não funcionarem para você.


A guerra é sua, e ainda que você não venha a aparecer em primeiro plano por tudo o que está fazendo, ela ainda assim é sua.

Não compare seu esforço com o dos outros, pois tem um grande probabilidade de que todo o foco e dedicação daqueles que o cercam talvez nem seja tanto foco e dedicação como você pensava.

Força. E Se Vira.