Road to Recovery: 5 Modalidades de Exercício Populares Por Lesões

Parabéns! Você está lendo o primeiro artigo da série Road to Recovery, inspirada na minha lesão de LCA, no intuito de ajudar pessoas que sofreram lesões, assim como motivar e informar aqueles que atualmente estão bem, mas gostariam de evitar riscos desnecessários.

Antes de tudo, tomando a perspectiva de um treinador físico, não acredito que realmente existam esportes que machucam "mais". Todo ou qualquer estudo, ou artigo que venhamos a encontrar a respeito do assunto, sempre tomará como base um grupo e um período de tempo muito curto se comparado a população como um todo (mesmo que fosse um estudo conduzido durante 2000 anos com um milhão de pessoas). Outro fator é que cada indivíduo não pode ser estereotipado apenas pelo treino ou exercício que faz. Existe um mundo de possibilidades ao redor, como nutrição, descanso, genética, hormônios, etc. 


Mas, vamos ao que interessa, levando como base as citações mais comuns, o Nilogia Fitness apresenta 5 Modalidades de Exercício Populares Por Lesões :

2) Musculação Convencional
3) Corrida
4) Jiu-Jitsu
5) Inércia

Confesso que assim que me machuquei, veio a primeiro momento a ideia de que daria um bom tempo longe do CrossFit e Jiu-Jitsu, mas depois que a ficha caiu, me pus a pesquisar e descobri que realmente é simples: Todo treino pode causar lesões, porém algumas da possibilidades envolvidas são piores do que outras, derrubar uma barra com 200 kg na cabeça com certeza deve machucar mais do que descobrir que está com tendinite por conta do excesso de corrida, mas isso não quer dizer que não possamos controlar os excessos, dar mais atenção a trabalhos de mobilidade e fortalecimento, assim com técnicas de massagem e alongamento, para diminuir boa parte dos riscos causados por uma execução falha ou excessiva de determinado movimento. 

A musculação convencional, aparentemente mais segura, menos intensa, auxiliada pelo uso de máquinas e equipamentos de cardio, também causa lesões o tempo todo. O excesso e uso de exercícios isolados causa dano as articulações e os mais diversos tipos de rupturas e tendinites.

Agachamentos, desenvolvimentos, puxadas e levantamentos-terra, comuns tanto na musculação, como no CrossFit, ainda que considerados exercícios funcionais, por imitarem movimentos naturais de nosso dia-a-dia, são realizados para volumes (carga) e frequências (repetições) altíssimas, muitas vezes sem possibilitar que o corpo se readapte aos estímulos propostos. Mais uma vez, recuperação, moderação no número de treinos por semana, nutrição, podem ser controladas a fim de auxiliarem o atleta, seja ele amador, ou profissional.

O jiu-jitsu, arte marcial suave, conhecida como xadrez de chão, só que com atletas menos preocupados com o próximo episódio do Game of Thrones, e mais interessados na maneira mais rápida de passar o carro, te imobilizar, e estarem prontos o mais rápido possível para o próximo rola, é incrível. Porém, assim como qualquer outra luta ou arte marcial, a partir do momento em que envolve impacto, explosão e movimentos rápidos, gera danos ao corpo, ainda que seja a longo prazo.

Correr, para quem assiste ou recomenda, pode até parecer super seguro, porém quem corre, seja 100, 200, 300 metros, ou 5 a 50 km por semana, sabe que a medida em que nos apaixonamos pela atividade, é comum lidar com dores, tendinites e situações mais graves, como degeneração de cartilagens e articulações.

Mas então tudo machuca?! Ao que tudo indica sim, e daí ficam perguntas: Será que o melhor então não seria ficar em casa? No máximo fazer uma dancinha, uma lambada, tai chi e yoga? Ou por que não, inventar desculpas e dizer que está velho de mais para isso? Ou se juntar ao coro daqueles com Síndrome dos Croods, que passam a vida todo trancados em suas cavernas dizendo "Cuidado! Isso é perigoso"?

Definitivamente, acredito que não! E torço para que você, que investiu tempo e esforço para ler até aqui, siga motivado a sair la fora e colocar a cara, ter o entusiasmo de fazer as coisas que gosta e aceitar, que quem está na chuva é para se molhar... Ou arremessar coisas para o teto!


Força! E Saia Sempre do Mesmo Lugar! 

Referências: