Nutrição Por Resultados 2.0 - O Que Comer Afinal


Dieta Paleo, do Mediterrâneo, sem glúten, sem lactose, tem muitas opções por aí, e a procura pela dieta perfeita continua. O Nilogia segue amadurecendo então por isso, hoje estou revivendo um conceito apresentado há alguns anos atrásNutrição por Resultados 2.0 - O que Comer Afinal:

A opinião expressa nesse artigo deve ser tomada como fonte informal e apenas um princípio para que você faça algo pelo seu bem estar e saúde. Apesar de algum conhecimento acadêmico e prático na área, sugiro sim que procure um nutricionista para que tenha a assessoria mais adequada para as suas individualidades.

©  | Dreamstime Stock Photos
Tente Eliminar. Pense que seu corpo é praticamente (se não) o mesmo há no mínimo dez mil anos, mesmo sistema digestivo, metabolismo, estrutura óssea, muscular, etc. A nossa espécie tem mais ou menos duzentos mil anos. Por isso sugiro achar o que realmente é saudável para você, gosto da ideia da escritora Melissa Hartwig, precursora do movimento Whole30:

Comida Saudável É Aquela Que:

1) Não Provoca Desequilíbrio Emocional. Exemplo: Comer e se sentir culpado ou depressivo.

2) Não Provoca Desequilíbrio Digestivo. Exemplo: Beber leite e passar o dia no piniquinho.

3) Não Provoca Desequilíbrio Hormonal. Exemplo: Comer zero gordura e pouca proteína e descobrir que o tal do testosterona está baixíssimo.

4) Não Provoca Desequilíbrio Imunológico. Exemplo: Comer ou beber algo que estimula sintomas de gripe, resfriado, etc.

Descubra Os Alimentos Que Lhe Fazem Sentir-se Bem. O nutricionista ou profissional que você escolher pode até sugerir mais disso ou daquilo, mas nada adianta se quando você comer batata doce por exemplo, que lhe falaram que É MUITO BOM, se sentir como um balão de festa junina o dia todo após a refeição.

Aqui no Nilogia defendo a ideia de comer o máximo como nossos antepassados comeriam, sendo assim: sugiro alimentos não processados, não refinados e não industrializados para a maior parte de suas refeições. Coma folhas, verduras, legumes, batatas, grãos (se lhe fizerem bem), cortes magros de carne, peixe, frango (se não ferir sua moral e ética), leite (se lhe fizer bem), nozes, castanhas, sementes e óleos não processados como o de coco e azeite de oliva extra-virgem.

Força. E Bom Apetite.