7 Estratégias Para Um Corpo Legal Que Nunca Vão Morrer

Olá, milhares são as estratégias que você pode utilizar para atingir mais saúde e um corpo em forma, mas hoje gostaria de lhe oferecer um caminho mais fácil para tudo isso, 7 Estratégias Para Um Corpo Legal Que Nunca Vão Morrer:

1) Priorize Treinos de Força. Eles abrangem sua capacidade de correr uma distância de 100-300m no pique para não perder o ônibus, colocar aquele galão de água pesado no filtro e trocar um bujão de gás quando o antigo já era. Treinos de força não compreendem apenas "bração e pernão". Quando você se torna mais forte, tem maior facilidade de perder gordura, ficar com ossos mais fortes, melhorar sua resistência e desempenho na... em tudo (SEGUIN et al., 2003, tradução própria).


2) Priorize os 4 Grandes Movimentos. Já falamos deles em um artigo anterior: agachamento, supino, levantamento terra e puxada na barra. Esses são movimentos extremamente funcionais que recrutam os músculos de seu corpo como um todo, permitindo assim ganhos mais rápidos.

3) Fuja dos Aparelhos Sempre Que Possível. Eles podem até oferecer mais segurança, mas vamos aos fatos, o cinto de seu carro também oferece segurança mas você não vai ficar mais forte só por utilizá-lo. O treinamento livre lhe oferece a oportunidade de melhorar não só todos os grupos musculares, assim como tende a recrutar mais os músculos do core, aqueles responsáveis por sua postura (GREGORY, 2000, tradução própria).

4) Mantenha Simples. Dama é um jogo simples e não saiu de moda até hoje, Resident Evil, por outro lado, aquele jogo de zumbis, é super bem detalhado e bem feito, mas minha mãe nunca vai jogar. Alguns treinadores vão te oferecer treinos miraculosos com pausas para subir e descer o peso, variações de um mesmo exercício em 4-5 aparelhos diferentes e treinos que ultrapassam a linha de 90 minutos por sessão. Eles funcionam? Sim, se você for uma Panicat e não tiver que trabalhar o resto do dia. 5-8 exercícios por treino, 30-60 minutos por sessão e nada mais.

5) Anote Tudo. Não precisa deixar de viver para ficar anotando os detalhes. Mas anotar seus treinos, assim como seus hábitos e mudanças principais é uma ótima estratégia para ver o que está melhorando, o que piorou, o que funciona e o que precisa ser alterado. Existem aplicativos que nos ajudam a fazer isso tanto em relação aos treinos, como em relação à alimentação, sono e dinheiro (links para os aplicativos sobre cada palavra destacada). 

5) Mais Não Traz Paz. Não adianta nada ir para a academia todos os dias, fazer várias horas de funcional, musculação, bike, se você não der tempo para seu corpo crescer e se recuperar (ÃKERSTEDT et al., 2009, tradução própria).


6) Aumente A Carga, Diminua No Número de Repetições. Se o objetivo é aumentar força, perder gordura e aumentar densidade óssea, não precisa ficar fazendo séries de repetições infinitas. Foque na alta intensidade, se desafie nas cargas e alcance níveis mais altos de adaptações nervosas e hormonais.

7) Aumente A Intensidade de Seus Treinos “Cardio”. Fato é que seu coração não para em momento algum. Toda atividade física serve como complemento ao bem estar de seu coração, mas já que é comum o uso do termo para os treinos multiarticulares como corrida, natação e bicicleta, sugiro que você aumente a intensidade dos treinos no intuito de diminuir a quebra desnecessária de tecido muscular, maior perda de gordura e maior tônus muscular.

Força. E Agora Coloque Em Prática.