Quanta Proteína Devemos Comer?


Que aqui falamos de alimentação não processada, não refinada e não industrializada, não é novidade nenhuma. 


Aprendemos inclusive o que são carboidratos, proteínas e gorduras. Mas hoje vamos abordar com um pouco mais de detalhes algo relacionado as proteínas, vamos lá?

© 
Quanta Proteína Devemos Comer?

A recomendação diária é de 0,8g por kg de peso corporal (PHILLIPS, 2012), porém este número tem como base prevenir a deficiência. Sendo assim, comer apenas essa quantidade não necessariamente será eficaz para hipertrofia (ganho de massa magra) ou recuperação após atividades físicas intensas.

E que a Proteína funciona como um bloco de Lego, ela é utilizada não só para construir massa muscular, tendões, órgãos, pele, assim como na síntese de hormônios, neurotransmissores, enzimas e várias moléculas que tem funções importantes em nosso corpo.

Para atletas, praticantes de musculação e atividades como o CrossFit, interessados em aumento de massa muscular e performance, apesar de alguns estudos mostrarem que uma ingestão superior a 1,8g / kg é desperdício, outros sugerem que algo em torno de 2,2g / kg seria o ideal (.

Enquanto não existe um número exato que você precisa ingerir, 2g / kg continua sendo uma ótima meta para quem é ativo ou visa hipertrofia.

Para indivíduos interessados em perda de gordura, uma quantidade maior de proteína, em torno de 3g / kg parece trazer resultados mais eficazes devido ao efeito termogênico causado pela digestão de Proteína, aumento de saciedade e maior disponibilidade de aminoácidos necessários para evitar catabolismo muscular perante a restrição de ingestão calórica. (WEIGLE et al., 2005)

©  
E a respeito do que possa ter ouvido em relação aos males de do consumo de proteína em excesso, a restrição de proteína é útil em pessoas com doenças pré-existentes nos rins, mas não há qualquer evidência de que ingestão alta de proteína faz mal a pessoas saudáveis. (POORTMANS et al., 1999)

Abaixo você encontra como base a quantidade Proteína em alimentos comuns em nossa culinária. A fim de comparar tomamos como base a quantidade de 150g de cada alimento:

150g de frango (tamanho da palma de sua mão) 30g de Proteína

150g de bife 35g de Proteína

150g de clara de ovo 125g de Proteína

150g de tilapia 27g de Proteína

150g de whey concentrada 120g de Proteína

Opções Veganas:

150g de feijão 14g de Proteína

150g de brócolis 5g de Proteína

150g de quinoa 20g de Proteína

150g de pasta de amendoim 30g de Proteína

Sugiro que para balancear não só seu consumo de proteínas, assim como de todos os outros nutrientes, incluindo vitaminas e minerais, procure um nutricionista.

Força. E Pare de Comer Tanta Besteira.