Road to Recovery: Estratégias-Chave na Recuperação de Lesões

Aqui estou, escrevendo da beirada da cama, enquanto me acostumo com a existência de pontos, curativos e alguns parafusos bio-absorvíveis internos, ligados entre meu fémur e a tíbia. É que acabo de ganhar um ligamento cruzado anterior novinho, feito a partir do zero usando uma fatia bem fina dos flexores de meu joelho esquerdo, e assim sigo motivado nesse longo caminho para a recuperação após sofrer um acidente bobo há alguns meses atrás.

Deixei o hospital há pouco tempo, e para os primeiros dias em casa, devo manter a perna lesionada protegida por uma espessa camada de faixas, até que meu médico decida que já podemos retirá-la, assim como provavelmente remover todos os pontos.


E mesmo havendo um milhão de possibilidades de complicações durante a cicatrização, sigo cheio de entusiasmo, porque sei que há mais outro milhão e um me dizendo que tudo pode ser melhor do que estou planejando.

Este post não é sobre meu joelho, sobre mim, meu ego, meu blog, mas sobre todos nós que vivemos expostos aos riscos de lesões, seja ao subir uma escada, ir ao mercado, atravessar a rua, levantar uma criança do chão, lutar, assim como praticar atividades físicas, e como lidar de forma inteligente com as dificuldades causadas por uma lesão.

1) Concentre-se na Recuperação. A razão está bem ali no título. A partir do momento em que você se concentra em estratégias como RICE (repouso, gelo, compressão, isolamento), comer para ficar bem logo, fisioterapia, assim como em tomar qualquer medicação que possa ser realmente necessária na hora certa, você não vai encontrar muito tempo para se preocupar com outras coisas.

2) Escale Seu Próprio Pelotão de Apoio. Você vai precisar de ajuda, por isso não recuse auxílio daqueles que o cercam. Você não precisa se tornar totalmente dependente de sua família e amigos, mas encontrar um equilíbrio é extremamente útil.


3) Ria Muito, Daí Ria Muito Mais Alto. O riso não só reduz o stress, ele também atua como um relaxante muscular. O simples ato de visualizar e antecipar o riso reduz o cortisol e adrenalina e ajuda os músculos a relaxarem. 

4) Aproveite Os Momentos Como Um Profissional. Tivemos um artigo inteiro sobre isso. Ao enfatizar o que está faltando, você só vai criar tensão muscular e baixar o seu sistema imunológico, afetando a capacidade do seu corpo de se recuperar.

5) Encontre Maneiras de Manter-Se Conectado A Seus Objetivos. Pode ser que sua lesão lhe afaste da maioria de suas atividades regulares por um tempo. Você pode até não ser capaz de trabalhar, correr, participar de encontros sociais como você desejaria, mas você ainda pode ler bastante, criar seu próprio conteúdo de mídia social, investir o tempo livre em aprender mais sobre os seus interesses através de livros, vídeos e seminários, assim como adaptar todas as suas atividades físicas de acordo com suas necessidades.

Força. E Que Fique Ainda Mais Forte.