Pular para o conteúdo principal

Uma Visão Sobre Escolhas Alimentares & Atividade Física em Tempos de Fim do Mundo

Preferi esperar a poeira baixar, dar tempo de nos adaptarmos a nova realidade em relação a pandemia com a qual ainda estamos lidando, antes de trazer alguns pontos que podem servir de verdadeiras pérolas para todos nós, tanto onívoros (aqueles que comem de tudo), quanto vegetarianos (aqueles que restringem parcialmente ou completamente o consumo de produtos de origem animal). De fato, não imaginei que passaríamos por isso;  já demos adeus a mais de um milhão de vidas (e subindo...) ( WORLDOMETERS, 2020 ) por conta de um vírus que tende a ser ainda mais perigoso quando infecta portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma, assim como obesos e indivíduos acima de 60 anos ( CENTRO DE CONTROLE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS, 2020 ). Nos escondemos atrás de máscaras e litros de álcool em gel, mas sem nós dar conta de que através do desenvolvimento de Fitness (Hábitos Saudáveis, Educação Física e Nutrição), poderíamos prevenir não só as chances de termos graves complicações ao li

Guia de Festas do Nilogia Fitness - 10 Dias de Natal & Réveillon


Querido Papai Noel, esse Natal, quero comemorar o nascimento de Jesus Cristo, indo muito além de religião, compras, crenças, presentes, etc.


Quero agradecer por ter passado mais um ano de vida e aprendizado, quero lhe escrever, mesmo sabendo que talvez você não responda, e quero sim, mais uma vez, comer tudo o que quiser, treinar todos os dias, até no dia do Natal se eu tiver vontade, e celebrar a passagem de mais um ano, bem comigo mesmo e se possível, cercado dos familiares e amigos.

Panettone? Confirma. Cookies? Confirma. Pernil? Confirma. Castanhas? Confirma. Leitão, churrasco, frutas secas, uvas de todos os tipos? Confirma. Confirma. Confirma. O bolo da tia, rabanada, um milhão de passas, todos os tipos de bebidas? Pode confirmar. Mas como?! Como é possível dizer sim para tudo isso sem perder todo o esforço feito durante o ano todo?


As academias ficam desertas durante o período de festas, muitas se quer abrem, pois é o momento em que os nossos treinadores também aproveitam para "jacar", digo celebrar.

Se você deseja passar o período de festas e entrar janeiro de uma maneira positiva que não inclua arrependimento e quilos a mais na balança, venha comigo e siga a risca o Guia de Festas do Nilogia Fitness - 10 Dias de Natal & Réveillon:

Dia 1 (Domingo, Antes do Natal): Beba Muita Água e Faça Jejum

Gosto de um litro de água para cada 20 quilos de peso corporal, isso ajuda com a hidratação e auxiliará na digestão dos alimentos que comerá pela noite. Durante o dia, prefiro limitar o consumo de alimentos processados, industrializados e refinados. Corte qualquer tipo de açúcar ou sal desnecessário. Diminua o tamanho das refeições e faça jejum se possível, e claro, se sua saúde lhe permitir. O jejum é uma excelente oportunidade de se preparar, refletir e comemorar a chegada do Natal. O jejum é um exercício que ajuda a realçar tudo aquilo por qual podemos agradecer e às vezes não nos damos conta, incluindo os alimentos, as oportunidades, nossa saúde, os amigos, a família, a casa em que moramos, etc. O café é pode lhe ajudará a manter-se alerta no preparo da ceia, assim como reduzirá o apetite consideravelmente. Mais sobre isso em 24 horas sem Comer Nada.



Dia 2 (Segunda, Natal): Faça Uso dos Presentes Ativos

Presentes ativos são aqueles que demandam esforço físico, como aquela minibicicleta da sua prima, o skate do seu primo, os patins da sua cunhada, e até mesmo jogos de videogame que desafiam os movimentos do corpo. Pegue emprestado "só um pouquinho" e aproveite cada um deles, ainda que não sejam seus. Não tem essa opção, vá caminhar com a família e ver o movimento!

Dia 3 (Terça-Feira): Treino Curto e Intenso

Provavelmente será uma semana corrida até as festas de Ano Novo. Ou estará viajando, ou estará trabalhando, mas forte é a probabilidade de não conseguir treinar por muito tempo.  Por isso, pode ser hora de optar por treinos de alta intensidade. Exemplos: 100 flexões por tempo; ou corrida de 2 km, seguida de 100 abdominais por tempo; ou 10 minutos de agachamento, alternando 30 segundos de exercício com 30 segundos de descanso, etc.


Dia 4 (Quarta-Feira): Faça o Treino-Desafio do Ano

Esse é um treino que exige reflexão e autoconhecimento. Funciona melhor para esse objetivo se realizado sozinho. Pode ser uma boa oportunidade para homenagear falecidos, heróis de guerra, pessoas queridas que podem não estar passando bem de saúde, ou até mesmo, promover alguma ação social. O Nilogia Fitness sugere o treino "Murph", composto de 1.6 km de corrida, 100 barras, 200 flexões, 300 agachamentos, fechando com 1.6 km de corrida, tudo isso, vestindo preferencialmente uma mochila ou colete pesando 20 libras, o similar a 9 kg. Adapte como achar necessário.

Dia 5 (Quinta-Feira): Não Fique Bêbado(a)

O Natal passou, e daqui há alguns dias já tem alguma festa de Ano Novo para você mergulhar na sua bebida preferida, por isso maneire no consumo de bebidas alcoólicas nos happy hours que venham a aparecer durante a semana. Mais sobre isso em nosso Guia De Sobrevivência Para Amantes do Álcool.

Dia 6 (Sexta-Feira): Alta Intensidade

A semana estará mais acelerada ainda, você já terá se esforçado ao máximo no Treino-Desafio do Ano, por isso agora foco em treinos curtos novamente. Pule corda, alterne com pranchas de isometria no solo, faça exercícios com o peso do corpo, exercícios de mobilidade e equilíbrio, etc.


Dia 7 (Sábado): Vá Para A Rua

Ainda que atualmente você possa comprar tudo o que precisa na internet, o Nilogia Fitness sugere que você saia para caminhar pelo menos umas 2-3 vezes durante essa semana entre Natal e Ano Novo. Além de ser uma oportunidade de aproveitar o clima de festas em sua cidade, existe uma chance de você acabar encontrando promoções e atrações que só podemos apreciar nesse período de virada do ano.

Dia 8 (Domingão, Antes da Festa de Réveillon): Relaxe

Sim. Você pode ter um milhão de afazeres domésticos para estar tudo preparado para a entrada do Ano Novo, mas sugiro que você tome ao menos o início do dia para relaxar, seja acordando sem o alarme e ficando um tempo a mais na cama, seja marcando uma massagem, tomando uma banho de sal grosso sozinho em casa, indo caminhar bem cedinho, dando aquele atenção para a namorada ou namorado, seja como desejar! Mas faça algo para você, a fim de que possa se preparar bem para uma linda festa pela noite. E quanto a alimentação e ingestão de água, releia as sugestões propostas para o dia antes da ceia natalina. Aqui você encontra também 6 maneiras de aproveitar a vida como um especialista.

Dia 9 (Segunda-Feira, O Primeiro Dia do Ano): Lave A Louça

Oportunidade de queimar calorias, ser útil e prestativo, deixando uma ótima impressão onde estiver. Uma hora lavando louças queima em média 800 Calorias.

Dia 10 (Terça, Início "Oficial" da Primeira Semana do Ano): Livre-se das Guloseimas

Sobrou Comida do Natal e Ano Novo? Leve para a empresa. Não acumule doces e bebidas em casa. É hora de começar o ano um passo a frente da concorrência. É também o momento ideal para voltar a treinar com os amigos. Foco principalmente no treino com pesos, que provavelmente não foi frequente durante o intervalo entre Natal e Ano Novo. Boa parte das academias e estúdios de treinamento físico já terão retornado aos horários de funcionamento normais. E aqui, antes de encerrarmos 5 suplementos do Fitness que "realmente" funcionam.

Força. Boas Festas. E Nos Vemos Ano Que Vem.

Postagens mais visitadas deste blog

Passei 1 Mês Comendo 1 Refeição Ao Dia

Janeiro de 2017, acabara de me mudar para uma nova casa. Segui curtindo meu novo emprego (trabalho também como modelo em uma empresa de ecommerce ) e super motivado a tentar algo novo, muito diferente do que simplesmente cortar alimentos refinados como vimos no artigo anterior . A ideia era contrariar uma das estratégias mais eficazes e básicas que você vai ouvir ao visitar um nutricionista: Coma de três em três horas. Os motivos para se comer assim são realmente eficazes e incluem: 1) Níveis de energia mais controlados devido à distribuição de açúcar constante e nutrição adequada durante todos os momentos do dia. 2) Menos fome repentina e desejo de comer besteiras monstruosamente; também devido ao açúcar controlado. 3) Maior chance de aproveitamento de tudo o que ingerimos e consequentemente melhor digestão. 4) Diminuição de catabolismo muscular (dano e possível perda de massa magra). 5) Você come menos, de maneira mais controlada e acelera seu metabolis

Meu Primeiro Ciclo Anabolizante

O que você precisa saber antes de ler esse artigo: 1) Não vai ter "para, para, para" do João Cléber. 2) A venda de anabolizantes e suplementos alimentares estrangeiros sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e sem informações de rotulagem em português é crime contra a saúde pública. 3) Por outro lado, a venda e prescrição de determinadas substâncias anabolizantes no Brasil não é ilegal desde que prescrita pelo devido médico. Segue o artigo: Art. 1o A dispensação ou a venda de medicamentos do grupo terapêutico dos esteroides ou peptídeos anabolizantes para uso humano estarão restritas à apresentação e retenção, pela farmácia ou drogaria, da cópia carbonada de receita emitida por médico ou dentista devidamente registrados nos respectivos conselhos profissionais.   ( PLANALTO, 2000 ) Com uma observação: Mesmo respeitando a lei, ou com a prescrição de um médico, tomar anabolizantes, seja para reposição ou para correção do nív

3 Estratégias para Comer Como um Unicórnio & Não Ganhar Gordura Corporal

Caso você não saiba, unicórnios são criaturas graciosas que apesar de raramente vistas, comem muito e ainda assim trotam por aí arrancando suspiros de seres humanos indefesos. Ainda assim, por mais mágicos que eles sejam, existem também seres humanos que comem muito, talvez dois ou três unicórnios por refeição e ainda assim nós fazem questionar e arrumar desculpas para os mesmo seguirem sempre esbeltos: "É a genética." Silvio Santos "Está tomando bomba." Hulk "Deve ter algo vivendo dentro da barriga." Alien Brincadeiras a parte, chegamos ao ponto de desconfiarmos se o indivíduo em questão não sofre de bulimia ou algum distúrbio de ansiedade. Escrevo tudo isso com base no fato de que eu sou um desses destruidores de comida e por muitas vezes me senti alvo de críticas e inibido ao sair para comer com aqueles que não me conhecem tão bem. Mas então? Qual é o segredo? O Nilogia Fitness foi até até o  Reino Encantado das Coisas Que Não Acreditamos