Seu Detox É Uma Falha


Se você clicou, consegui o que queria. Calma, não precisa me crucificar, mas venha comigo e veja o cenário a nossa frente.

A cultura pop nos empurrou através dos meios de comunicação os alimentos industrializados e as grandes marcas. Porém ela não trouxe só isso, trouxe também mil soluções para nossos problemas: o lifecoaching milagroso, os Ab Shapers, os suplementos, os chás emagrecedores, as blogueiras fitness (blogueiros também, tenho barba) diversos protocolos de jejum, dietas extremas, hábitos estranhos, etc. e de sobra o maior índice de doenças graves como o diabetes, colesterol alto, depressão, hipertensão, obesidade, assim como o CÂNCER.

© Michal Mrozek
Mas tenho uma coisa para lhe falar:

Não existe uma pílula milagrosa para nossos problemas (nem  mesmo anabolizante, senhor e senhorita Bombadinhos aí desse lado). Não existe um suplemento ou cápsula que sozinho vai te livrar de todas as toxinas.

Outra realidade:

Não tem se quer um único remédio que de fato vá curar qualquer doença que venhamos a ter. Espera, digo isso pois medicamentos visam tratar os sintomas, mas as causas deveriam ser prevenidas ao invés de remediadas.

© Christopher Hall
Conhece algum dos casos abaixo?

João Limão: faz CrossFit todos os dias, come bem, mas confessa que não abre mão de comer pão todos os dias. Trabalha muito, dorme pouco, ouviu falar que tomar o suco de um limão puro com mel pela manhã ajuda a desintoxicar.

Sugestão: menos pão, dormir mais, utilizar o limão nos alimentos e misturado na água quem sabe, mas acordar com a cara azeda, não precisa.

Bete Panicat: musa das redes sociais, tem sua própria linha de maquiagem, que não consegue viver sem. Acabou de postar no Snap que está utilizando uma cápsulas "mara" que vão lhe ajudar a perder gordurinha mesmo comendo hamburguinho com refrizinho todos os dias.

Sugestão: menos maquiagem, vide os efeitos absurdos que podem causar a longo prazo (ZULAICHA et al., 2015), ir a um nutricionista e provavelmente a um psicólogo. Afinal, eu teria dúvidas se a mesma realmente precisaria perder algo a mais, levando em conta a profissão.

Ivana Banana: modelo, vegana há dois meses, faz ioga, acorda cedo, extremamente ativa, mas ultimamente não está feliz com seu corpo, além de sentir dores nas juntas, queria ter mais massa muscular, mais bunda, e não sentir tanto desejo por comidas conforto. Sabe que pode ser falta de proteína, mas continua com o hábito absurdo de comer quantidades surreais de frutas, estamos falando de 6-8 bananas ao dia, mais 4-5 maçãs, mais as barrinhas, mais um abacaxi, as uvas, o suco de cranberry, e claro, os Oreos, por que Oreo é vegano!

Acho que já deu para ter uma ideia do que estou falando.

Para a maior parte dos clientes que tive durante os anos trabalhando com Fitness, o desafio maior não é se o chá é de hibisco ou verde, se comem bananas ou não, se bebem limão com água ou fazem jejum à noite, e sim quatro fatores:

1) Não se movem o suficiente.
2) Bebem pouca água.
3) Comem mais ou menos do que precisam.
4) Dormem muito pouco.

Se você consegue olhar para esses fatores e ser capaz de corrigi-los, já caminhamos eliminando boa parte das "toxinas" desnecessárias" que acumula. Entenda:

1) Mova-se Mais. Atividade física ativa a desintoxicação natural do corpo, funciona como uma "drenagem linfática" gratuita, sem alguém te apertando como massa de macarrão. Você sua, ativa sua circulação, aumenta a oxigenação, produção hormonal, etc.

© Skeeze
2) Beba Mais Água. Mais água, corpo mais hidratado, diminuição de acidez, mais vezes indo ao banheiro (já é um exercício), menos constipação (menos iogurte de mentira dentro da sua geladeira), menor retenção de fluído, tudo funciona melhor.

3) Coma De Acordo Com O que Precisa. Quanto? Ideal é procurar um nutricionista, não tem como pagar, tudo bem. Existem aplicativos como o MyFitnessPal que podem lhe ajudar a entender um pouco melhor o papo de calorias, vitaminas, fibras, etc. Ou... Pode meter as caras e estudar, estudar de verdade! Livros, cursos, certifique-se, afinal de contas, é o seu Corpo, SEU!

4) Durma. Existem uma expressão de cunho científico que lhe ajudará a entender como funciona o corpo humano: Se você não dorme o corpo não se recupera, se ele não se recupera, você se F*de. "-Nilo, mas eu tenho que trabalhar!" DESCULPAS! "Nilo, mas não tem como!" DESCULPAS! Olha, tudo bem, tem milhares de leitores como você que vem até aqui e se queixam que não dormem mais por que não tem tempo, minha dúvida é, até quando você não vai ter tempo? Uma coisa é você se sacrificar dormindo 4-6 horas durante um ano, dando um jeito de sobreviver mais um dia, outra coisa é você olhar pra trás e ver que sua vida se resumiu a trabalho, seus filhos cresceram, sua namorada se foi, seu pai um velho ranzinza que fuma e reclama, você, alguém indo no mesmo caminho. Seria o mesmo que não escovar os dentes? Não?! Bem, para beijar alguém sei que arrumaria tempo, mas para beijar a vida, se recusa?!

Fez tudo isso? Daí sim aqui vão algumas estratégias que utilizo e podem vir a lhe ajudar:

1) Leia esse artigo, se não pode parar por aqui...
2) Faça uso do plano Nutrição Por Resultados 2.0 agora mesmo.
5) Livre-se dos cosméticos ou continue vivendo na banguela.
6) Entenda as frutas e coma mais vegetais.

Força. E Menos Ideias Tóxicas Por Favor.